top of page
acupuncture-2956847_edited.jpg

Acupuntura

O que é?
Benefícios
Indicações

O QUE É?

A acupuntura é uma das técnicas milenares da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na aplicação de agulhas muito finas sobre a pele para a estimulação de pontos específicos. Consagrada como uma das terapias mais antigas da humanidade, a acupuntura remonta a 5 mil anos de tradição.

Do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa, as doenças são derivadas de desequilíbrios energéticos. A energia, conhecida pelos chineses como “chi”, circula pelo corpo humano em canais chamados meridianos. A acupuntura, estimulando determinados pontos, favorece a circulação adequada da energia, promovendo a cura.

 

A ciência e a medicina ocidental explicam a eficácia do método pelo fato de as agulhas estimularem a liberação de determinadas substâncias químicas no organismo, que têm efeito analgésico e anti-inflamatório. 

HISTÓRIA

Evidências arqueológicas sugerem que a acupuntura surgiu na China há mais de cinco mil anos. O primeiro registro escrito sobre a acupuntura é a obra Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo, em formato de um diálogo que teria acontecido entre um imperador e seu médico cerca de 2.500 A.C., finalmente compilado entre os séculos II e I A.C. 

 

Uma das lendas mais tradicionais criadas em torno da origem da acupuntura conta que um general foi atingido, durante uma guerra, próximo ao tendão de Aquiles. O ferimento teria estimulado um ponto de acupuntura, curando o general de um reumatismo de longa data.

 

A técnica, amplamente utilizada em países asiáticos como China, Japão e Coréia, vem sendo recomendada pela OMS desde a década de 1970. No Brasil, foi trazida por imigrantes chineses e japoneses há mais de um século e reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 1995.

BENEFÍCIOS

Acupuntura age aliviando ou eliminando diversos sintomas de doenças com poucos ou quase nenhum efeito colateral. A OMS recomenda o tratamento com acupuntura para mais de 40 doenças, entre elas distúrbios digestivos, respiratórios, neurológicos e musculares. Em doenças mais graves, pode atuar como terapia complementar aumentando a qualidade de vida dos pacientes.

 

Veja os benefícios da acupuntura:

 

  • Redução da dor

  • Bem estar físico e psicológico

  • Diminuição do consumo de medicamentos

  • Tratamento praticamente sem efeitos colaterais

 

A partir da perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura trata não somente os sintomas das doenças, como muitas vezes propõe a medicina ocidental, mas é capaz de agir nas suas causas, oferecendo uma resposta mais eficaz,

INDICAÇÕES

Dores em geral: lombalgia, cervicalgia, hérnia de disco, fibromialgia, tendinite, dismenorreia, etc.

Distúrbios digestivos: gastrite, colite, úlcera, síndrome do intestino irritável, obstipação, etc.

Distúrbios neurológicos: enxaqueca. A acupuntura pode ser um tratamento auxiliar eficaz para a melhora do bem-estar do paciente em caso de doenças graves e sem cura como Alzheimer, esclerose múltipla, Parkinson, distrofia muscular, etc.  

Doenças respiratórias: rinite, sinusite, asma, bronquite, etc.

Distúrbios emocionais: ansiedade, depressão, irritabilidade, estresse, medo, síndrome do pânico, síndrome de fadiga crónica (Burnout), etc.

PERGUNTAS

FREQUENTES

Acupuntura dói?

Normalmente, não. As agulhas de acupuntura são 10 vezes mais finas do que uma agulha de injeção e a maior parte dos pacientes não relata dor. Algumas áreas, como pés e mãos, podem apresentar mais sensibilidade.

 

A acupuntura trata qualquer doença?

 

Acupuntura pode auxiliar no tratamento das mais diversas doenças, em qualquer idade. Em doenças mais graves, como câncer ou problemas cardiovasculares, pode agir como um tratamento auxiliar para eventuais sintomas, mas não substitui tratamentos convencionais.

 

Quantas sessões eu devo fazer? Qual é o tempo mínimo para obter resultados?

A recomendação para o mínimo de sessões depende do seu diagnóstico.

 

A acupuntura tem efeitos colaterais?

Sim, a acupuntura pode ter efeitos colaterais quando é feita por profissionais não especializados, o que pode ocasionar graves consequências. 

A acupuntura só trata dores?

Não. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a dor é apenas um dos tipos de manifestação oriundos de um desequilíbrio energético e é comum que os pacientes recorram à acupuntura somente nos momentos de dor. No entanto, esses desequilíbrios podem se manifestar nas mais variadas formas, incluindo transtornos psicológicos como depressão, ansiedade, insônia, etc. Neste sentido, a acupuntura propõe um tratamento integral a partir do reequilíbrio energético. 

Perguntas frequentes
História
bottom of page